domingo, 30 de outubro de 2011

A Habilidade de Pensar

Dentro do processo de crescimento é preciso pensar sobre familia, relacionamentos, sobre si mesmo, sobre o amor, sobre as escolhas, mas a pergunta é : sabemos pensar quando surge o caos? Sobre o que nós pensamos quando estamos em crise ?
Habilidades rudimentares do pensamento se relacionam com a capacidade de lidar com os desafios básicos da vida no dia-a-dia , aqui se inclui apenas as situações nas quais não temos que pensar muito, uma vez que fazem parte da nossa rotina .
Habilidades mais desenvolvidas do pensamento são necessárias para superar situações de crise que ocorrem na vida de todos, são aquelas que nos permitem encontrar o significado e o propósito inerentes em todos os ciclos de vida, incluindo doença e morte. Esse processo é chamado transcedência. O pensamento transcedente é uma habilidade que requer o desenvolvimento de métodos de introspecção, de auto análise e uma visão filosófica / espiritual sobre o propósito da vida, que inclua a idéia de que : viver e aprender são sinonimos.
Uma filosofia/espiritualidade desse tipo exige que a pessoa estude continuamente sua própria vida sob a perspectiva de que ela é mestra, e o que está ensinando é essencial para você.
Num pensamento mais avançado, o que importa é que toda mudança é  necessária para o bem estar da pessoa, porém isso não significa que a crise e a mudança não sejam dolorosas e nem que traumas e perdas pessoais sejam experiencias faceis de se curar e ainda, que viver uma vida livre de traumas é extremamente remota.
Temo que aprender a pensar, que a vida se constrói a partir de experiências tanto dolorosas quanto prazerosas.
A vida, tanto pessoal como geral, se faz de acontecimentos significativos e não é uma ocorrência casual no universo. Para muitas pessoas, as questões sobre o sentido e o valor da vida vão além do filosófico e passam a fazer parte do pensamento espiritual, que na verdade é uma ordem de raciocínio mais elevado que permite que a busca de propósito e de sentido pra vida encontre seu caminho de expressão natural.
Há um atributo do ser humano reconhecido por muitas linhas de pensamento, ou seja, a existência do espírito humano, seja ele aceito poética ou literalmente e ele é essencial para o processo de cura. E quando uma pessoa é incapaz de engajar o poder do seu próprio espírito na jornada da cura, está se preparando para morrer.
O espírito humano é capaz de se desenvolver tanto em tempos de crise, como nos atos de heroísmo patriótico.
O pensar requer da pessoa o aprendizado da linguagem da consciência : introspecção , auto análise e responsabilidade pessoal, além das  habilidades intuitivas e perspectivas.
A ausência dessas capacidades permite que o medo reine no seu mais alto grau e a pessoa apresente uma incapacidade de raciocinar, de lutar para ver uma perspectiva mais ampla dos acontecimentos na sua vida, de elevar a visão além das limitações da tristeza, do julgamento, do preconceito, da raiva e das vitimizações.
Algumas das disfunções mais comuns que se originam com o bloqueio do desenvolvimento da sabedoria, são : problemas neurológicos ( ex: ataques epiléticos ), problemas de aprendizagem, disfunções emocionais / mentais ( ex : esquizofrenia, enxaqueca, nervosismo, cegueira, surdez ) etc....

Um comentário:

  1. Com toda a certeza absoluta posso dizer que tudo se resume num trabalho simples e complicado ao mesmo tempo, porque requer um grande conhecimento da espiritualidade e a compreensão de que não temos uma única vivência e que tudo o que passamos é o resultado da existência de duas palavras: "causa e efeito". Quando tudo isso é compreendido passamos à etapa seguinte que é a do "amor próprio". Enquanto tantas pessoas gastam uma energia absurda tentando mudar seus pais, filhos amigos e principalmente cônjuges, vão criando tantas expectativas para essas mudanças, que acabam criando em si próprias uma natureza corpórea frágil e psicologicamente acabam vivendo a vida do outro (e as doenças se instalam) ... isso é lamentável ou melhor dizendo trágico mas muito comum nos dias de hoje. O tempo melhor gasto é para o nosso aprimoramento pessoal e espiritual, pois quando alcançamos um auto grau de auto estima conseguimos desenvolver a compaixão e o respeito pelo outro, aceitando-o como ele é, e respeitando o seu livre-arbítrio ... o tempo que ele vai levar para se descobrir depende somente do seu trabalho individual que nós como familiares ou amigos que já visualizamos o segredo da vida só podemos indicar o caminho. Quando alcançamos essa visão passamos a encarar os problemas como lições de casa para aprimorar nosso espírito e a vida se torna um quebra-cabeças desafiador e gostoso de ser montado
    Amei esse artigo
    Myrtes

    ResponderExcluir