domingo, 9 de junho de 2013

INFORMAÇÕES AOS INTERESSADOS EM VIVER E ENTENDER O PROCESSO DE CRESCIMENTO.....


Psicologia Transpessoal:
A psicologia é a ciência que tem como objeto de estudo a psiquê (alma) humana.
Apresenta 4 forças na abordagem desse assunto:
1.   Comportamental (Final do século XIX)
- ênfase no comportamento manifesto, mediante a estimulação externa
2.  Psicanálise (Início do século XX)
- ênfase no comportamento do indivíduo decorrente de suas experiências da infância, tendo como tônica a sexualidade
3.  Humanismo (Metade do século XX)
- ênfase no comportamento do indivíduo e suas relações psico-sociais
4.  Transpessoal (Final do século XX)
- Surge nos anos 60 acompanhada por estudos sobre estados ampliados de consciência. Reconhece a importância de todas as abordagens anteriores e considera o ser humano sob o ponto de vista Bio_psico_espiritual, integrando sensações, emoções, razão e intuição. Esta abordagem se utiliza de vários recursos como: relaxamento, exercícios de ampliação de consciência, terapias energéticas ( essências florais, cristais , reiki,  cromoterapia, etc..... )  exercícios gráficos, etc., não possuindo vínculos com as diversas orientações religiosas, misticismo ou práticas similares. O que caracteriza um terapeuta transpessoal não é seu conteúdo, mas seu contexto. Ele lida com os problemas que emergem durante o processo terapêutico, incluindo: o cotidiano, fatos biográficos e problemas existenciais.

Indicações

Distúrbios Psíquicos em geral e suas manifestações
Distúrbios Psicossomáticos / Metafisicos
Distúrbios de Existenciais  ( com familia, estranhos, amigos, superiores, etc .... )
Etc.......


Observações

Tal abordagem requer que o profissional tenha vivido um processo de  ampliação da consciência ( Conhece a ti mesmo ), portanto, é contra indicado para uso de: terapeutas inexperientes, curiosos, como prática mística, pseudo-terapeutas.


ROTINA DE TABALHO


. Sessão de entrevista – consiste em avaliação de queixa do paciente, oportunidade do interessado conhecer o profissional e informações sobre o contrato de trabalho (psicoterapia).

Duração – 50 minutos
Honorários: Particulares: RS________________a sessão
Convênios ( conforme contrato )
Reembolso
Obs.: todos os casos poderão ser discutidos.

Freqüência: 1 sessão unica



. Demais Sessões – consiste em encontros, visando o desenvolvimento de habilidades interpessoais, intrapessoais e transpessoais. Nesse processo de ajuda o profissional atende,  responde, personaliza e orienta o paciente, como conseqüência, este se envolve, explora onde está, compreende onde quer chegar e age para chegar lá.

Os ingredientes desse processo para ambas as partes são: disponibilidade interna, amor e responsabilidade.

Duração – 50 minutos
Honorários: Particulares: RS________________a sessão
Convênios ( conforme contrato )
Reembolso
Obs.: todos os casos poderão ser discutidos.


Freqüência: sessões individuais que ocorrerão semanalmente, com horários previamente agendados, as sessões extraordinárias  serão discutidas, conforme a necessidade do momento, também poderá ocorrer a partir de um consenso, o convite a familiares, visando o levantamento de fatos biográficos que ajudarão no processo terapêutico.
Além disso, pode-se promover encontros com o grupo familiar do paciente objetivando a compreensão da dinâmica grupal e conseqüente reflexão sobre o seu conteúdo psíquico, a fim de proporcionar ao paciente e ao grupo o desenvolvimento de recursos internos para a organização e elaboração da história deste indivíduo e do grupo ao qual pertence, tendo em vista que o indivíduo e o grupo estão intrinsecamente ligados e portanto um reflete o outro (TUDO É UM).


Notas Importantes:

As sessões terão dia e hora marcada em comum acordo.
As desmarcações e faltas do paciente serão de inteira responsabilidade do mesmo e portanto cobradas, considerando a necessidade de manutenção de dia/hora levando em conta que a disciplina é parte do processo psicoterápico e portanto do crescimento.

As confirmações ocorrerão objetivando o andamento do processo e dos vínculos (ORDEM É PROGRESSO), uma vez que aquele horário, daquele dia, está aceito previamente e assim o profissional estará disponível para atendê-lo.

Férias ( em ambos os casos ) – o valor mensal contratado é pago integralmente ( tanto para os pacientes particulares como para os usuarios de convênio/reembolso.

Obs.: O processo psicoterápico não é o único responsável pelo bem estar emocional do paciente, é preciso que o mesmo exercite esse processo amplamente. A interrupção do mesmo deve ser feita em comum acordo, discutido em sessão regular, visando fechar o trabalho até o momento, ficando o paciente como responsável por essa interrupção e conseqüentes resultados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário