sábado, 13 de julho de 2013

DANÇATERAPIA.....PARA QUE SERVE ??????......( Sandra Regina Ribeiro )


 Desperte sua sensibilidade e seja mais você...
A Dançaterapia é uma abordagem terapêutica corporal que utiliza do movimento para promover o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual, promovendo o autoconhecimento. O movimento aliado à música leva o indivíduo a desenvolver sua sensibilidade e melhorar sua consciência corporal, e a partir daí, rever atitudes, superar desafios, sair do isolamento, encontrando bem estar e mais qualidade de vida. Para quem busca autoconhecimento, auxílio em situações como transtornos de ansiedade, de humor, falta de auto-estima, stress, medo, depressão, ou mesmo para quem busca exercitar seu corpo e diminuir a rigidez física. Dançar é a forma mais simples e saudável de exercitar o corpo e a mente; é um exercício de expansão de consciência, libertação,  transformação e autoconhecimento.
São utilizadas técnicas como Yoga e Pilates que enriquecem ainda mais este trabalho.
O movimento do corpo é a expressão da alma
Em conjunto com a Psicoterapia buscamos a expansão da consciência, desbloqueio de emoções reprimidas, mudanças de percepção do mundo e da realidade, encarando a vida com um novo olhar para as situações em conflito. A rigidez é um grande obstáculo à percepção do corpo. Carregamos partes do nosso corpo que não se mexem há anos, e enquanto tivermos zonas “mortas” dentro de nós, menos vivos nos sentiremos e com menor sensibilidade.                                                                                            Com esta abordagem, o participante faz sua dança e sua coreografia, cria o movimento de acordo com sua realidade, sendo dela ator e diretor, tendo liberdade e espaço para ser ele mesmo e sentir, pensar e agir de acordo com suas emoções. Carregada de expressão e personalidade, podemos construir uma ponte de informações entre o corpo e a mente, de forma  consciente, espelhando assim o que se passa internamente, partindo para escolhas de caminhos mais adequados a serem trilhados.
Tomar consciência do corpo é ter acesso por inteiro, é ter coragem de ser autêntico, sem máscaras, dando o direito de todas as partes existirem em nós, inclusive as que negamos. Quando nossas sombras recebem permissão para existir, encontramos sabedoria e coragem para fazer as escolhas mais assertivas em nossa vida, passando a ter autenticidade e agir com mais autonomia e integridade.
"Quando você não tem palavras para seus sentimentos,
para o que lhe aconteceu, para o que está faltando em
você, ouvimos a sua ressonância interna - os segredos
silenciosos - que vivem em seu corpo. Ajudamos a
sentir e amplificar esta ressonância interna até que o
seu movimento esteja suficientemente próximo da
superfície para penetrar na consciência." (Robert Lewis, M.D)


Sessões de psicoterapia podem ocorrer paralelamente, individualmente ou em grupos, de acordo com a necessidade do paciente. O processo terapêutico inclui técnica de PNL, e interação da razão com a emoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário