sexta-feira, 26 de julho de 2013

O QUE É TERAPIA FLORAL ?





Ao longo do tempo, o homem descobriu que certas ervas pareciam ter afinidades energéticas com determinados sistemas de órgãos do corpo, atuando não só a nível fisiológico, mas também a nível energético sutil.

A Terapia Floral, nos moldes que é apresentada hoje, foi resgatada na década de 30 pelo médico homeopata inglês, Dr. Edward Bach, sendo considerada um método auxiliar de tratamento energético, que visa restabelecer o bem estar físico e emocional do ser humano.

Atualmente é utilizada em mais de 50 países, contando com inúmeros sistemas (Florais de Bach, Alasca, Austrália, Califórnia, Minas, entre outros).

As essências florais não são remédios no sentido alopático, pois não contêm moléculas das substâncias medicinais específicas extraídas de folhas moídas. Se quimicamente analisadas, observaremos apenas a presença de água e de um conservante (brandy, vinagre de maçã ou glicerina vegetal) não havendo, portanto, nenhum princípio ativo físico que explique seu potencial curativo.

Assim como os remédios homeopáticos, elas também têm uma natureza vibracional, sendo bastante diluídas sob o ponto de vista físico, mas altamente potencializadas quando se trata de energia sutil existente, incorporando o padrão energético de cada flor.

Sendo assim, seu impacto final não é resultado da interação bioquímica direta no corpo. Na verdade, elas atuam nos diversos campos de energia que circundam o ser humano, atingindo os vários níveis de consciência, influenciando o bem estar mental, emocional e físico permitindo, assim, que o indivíduo penetre num estado de maior conscientização e em contato com sua verdadeira essência, processo este que é facilitado pela intervenção do terapeuta floral, através do processo terapêutico.

A Terapia Floral pode ser utilizada em bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos, não havendo qualquer contra-indicação.

É também utilizada com eficácia em plantas e animais, o que anula a crença de seus efeitos como placebo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário