quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

PSICOLOGIA ANTROPOSOFICA NO BRASIL......



Desde a década de setenta muitos psicólogos se interessaram pela Antroposofia como complementação profissional. Em 1995, inicialmente com apoio da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica, e posteriormente com a fundação da Diadorim – Associação Brasileira de Psicologia Ampliada pela Antroposofia – foi criado um primeiro curso de formação dirigido especialmente aos psicólogos, e que formou uma primeira turma certificada em Psicologia Antroposófica. A experiência desse curso de formação foi relatada no Congresso Internacional para Psicoterapeutas Antroposóficos, realizado na Holanda no ano de 1997.  Embora essa iniciativa não tenha tido continuidade, sua realização teve como conseqüência a manutenção do interesse de psicólogos  por essa área de conhecimento que buscaram, a partir de então, as formações existentes nas demais áreas de terapias antroposóficas. Há, portanto, no Brasil, um número expressivo de profissionais pioneiros atuando a partir da Antroposofia.

Em 2004 foi organizado um curso de aprofundamento em psicoterapia antroposófica dirigido a psicólogos clínicos e a médicos (psiquiatras ou com alguma formação na área psicológica), ministrado por Adrianus e Henriette Dekkers. Esse grupo de 35 profissionais formou-se em 2006, com o compromisso da criação de uma formação brasileira.


Em março de 2009 iniciou-se o curso de especialização lato sensu (reconhecido pelo MEC) Psicologia Clínica e Antroposofia na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, em parceria com a Associação Sophia de Educação Antroposófica. Tem por objetivos contribuir para o aprimoramento dos profissionais, para organização acadêmica dessa disciplina, para a produção de trabalhos científicos, para zelar pela qualidade associada ao nome da Antroposofia.Psicologia e Antroposofia 12/11/2010


A psicologia como profissão surgiu no início do século XX a partir dos laboratórios de estudos do comportamento humano e do espaço criado entre duas profissões muito antigas: a do médico e a do pastor religioso. Com reconhecida influência da filosofia, já nasceu plural, de acordo com a visão de ser humano que norteava cada teoria. Logo a atuação dos profissionais se expandiu, além da clínica, para escolas e instituições variadas.

No Brasil foi oficialmente reconhecida em 1961, já com um sistema de conselhos profissionais muito atuante. A maior parte do trabalho exercido pelo psicólogo pertence a um campo multidisciplinar. O uso de instrumentos e técnicas de psicodiagnóstico, como os testes psicológicos, é exclusivo do psicólogo.

O campo que classicamente se define como sendo da prática do psicólogo está, na Antroposofia, distribuído por várias atividades profissionais, cuja maioria aceita graduados em outras profissões em suas formações. Somente a formação em psicoterapia é restrita a psiquiatras e psicólogos, de acordo com os critérios definidos pelo departamento de psicoterapia da seção médica do Goetheanum. Quando exercida por psicólogos, denomina-se também psicologia clínica.

Os outros campos são: o aconselhamento e terapias breves que constituem o trabalho biográfico; a psicologia escolar; a pedagogia terapêutica; a área organizacional e do trabalho, a terapia artística; a musicoterapia; as terapias corporais como euritmia e massagem rítmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário