segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

PSICOLOGIA ANTROPOSÓFICA....Por..Denise Penna Bellini



A antroposofia surgiu no final do séc XIX como Ciência Espiritual, com o austríaco Rudolf Steiner que após terminar seus estudos superiores em ciências exatas, tornou-se conferencista, escritor e fundador da Sociedade Antroposófica e do Goetheanum, onde funciona a Sede da Escola Superior Livre de Ciência Espiritual, em Dornarch (Suiça).
As definições da Antroposofia aplicada à saúde integral do “ser”, preceituam que a origem de doenças, quer sejam físicas, psíquicas ou sociais, está na alteração do equilíbrio entre os quatro corpos do ser humano (físico, vital, anímico e espiritual) e seus três sistemas relacionados às funções do pensa, sentir e querer/fazer, forças interligadas que influenciam umas nas outras e levam a transformações no decorrer da vida. O corpo físico, presente também no reino mineral, é a entidade mateial, percebida pelos órgãos dos sentidos. O corpo vital existente também no reino vegetal, corresponde no homem, à forças vitais e determina os processos de construção, crescimento, multiplicação e reprodução. O corpo anímico que se relaciona ao reino animal e à alma humana, é sede dos sentimentos e sensações e do conhecimento do mundo externo. A organização do Eu, que é o núcleo central da individualidade do ser humano é caracterizado pela autoconsciência, autodeterminação e potencialidades de evolução interior.
Atualmente está reconhecida como ciência em vários países da Europa, e no Brasil tem sido aplicada na prática de várias atividades como a medicina (em fase de reconhecimento), a farmacologia, na pedagogia, na administração de empresas e na agricultura, afinal quem nunca ouviu falar em agricultura biodinâmica, ou na Adigo uma grande empresa de consultoria reconhecida internacionalmente e que tem sua sede também na cidade de São Paulo.
Muito recentemente, a antroposofia, vem ampliando a atuação de alguns psicólogos brasileiros que estudiosos desta ciência, organizaram em São Paulo o I Curso de Formação Específica dos Psicólogos de Orientação Antroposófica realizado de Setembro de 1995 a Novembro de 1997.
Eu participei deste primeiro curso de formação, que contou com a participação de professores que têm seus trabalhos reconhecidos em vários países do mundo como Suiça, Holanda, França, Alemanha, Itália, Inglaterra entre outros.
Em meados de 1997 este primeiro grupo de profissionais fundaram a Associação Brasileira de Psicologia ampliada pela Antroposofia que teve sua sede na Vila Mariana também na cidade de São Paulo.
Em 2003 iniciamos (eu e mais 3 colegas) em São Paulo o I Curso de Aprofundamento em Psicoterapia ampliada pela Antroposofia com os professores holandeses Ad e Henriette Dekkers, com duração de 3 módulos intensivos durante os anos de 2004 – 2005 – 2006, de forma que hoje aqui em Juiz de Fora, já somos 4 psicólogas que aplicamos na nossa prática diária de consultório alguns conceitos relacionados à Antroposofia.
Os conselhos da nossa categoria no Brasil, ainda não reconhecem a Antroposofia como sendo uma teoria aplicada à Psicologia, mas este é um trabalho longo e que só poderá ser reconhecido um dia, se alguém se propuser a começá-lo hoje, então..... montamos um grupo de estudos onde estamos tentando desenvolver trabalhos científicos utilizando abordagens Antroposóficas, intencionamos no futuro o reconhecimento de nossa prática através da metodologia científica.
Os psicólogos interessados em formar um novo grupo ou as pessoas que quiserem maiores informações poderão entrar em contato comigo pelo fone 9967 3887.


Um comentário: